Pular para o conteúdo principal

Sobre

 O GINÁSIO COMERCIAL DE PATU

É particular e mantido por uma sociedade. Foi criado pela lei Municipal n.º 6, de 26 de Julho de 1959, conforme teor seguinte. Faço saber que a Câmara Municipal de Patu, aprovou e eu sanciono a seguinte Lei.

Art. 1º - Fica criado a Escola Comercial de Patu com sede nesta cidade, município de igual nome, destinada a ministrar o ensino do Curso Comercial Básico, de conformidade com Lei Orgânica do Ensino Comercial.

Art. 2º - O ensino de que trata o artigo precedente será dirigido por professores credenciados devidamente registrados na Diretoria do Ensino Comercial e contara com a supervisão da Companhia de aperfeiçoamento e Expansão do Ensino Comercial - CAEC, sob cujo incentivo foi criar a mencionada escola.

Art. 3º - O ensino a ser ministrado pelo Curso Comercial Básico que trata a presente Lei, será inspirado nos valores e ensinamentos da civilização contemporânea da juventude, pelo melhor desenvolvimento intelectual, moral e social dentro dos princípios da nacionalidade brasileira.

Art. 4º - A escola Comercial de Patu, criada por esta lei, se regerá pelas normas da legislação do ensino Comercial em vigor.

Art. 5º - Fica o Poder Executivo autorizado a promover a nomeação de um Diretor, Vice-Diretor e Secretario da citada escola, aos quais incumbe os trabalhos de organização preliminar, inclusive elaborar o regimento interno da escola, para posterior aprovação do Poder Executivo.

Art. 6º Fica por igual autorizado o Poder Executivo a abrir o crédito especial de Cr$ 50.000,00 (Cinquenta mil cruzeiros) para fazer face às despesas de organização e instalação da escola no corrente exercício.

Art. 7º - A Escola Comercial criado por esta lei, ficará subordinada à orientação da administração municipal, a qual promoverá os meios necessários para sua instalação e manutenção.

Art. 8º - A Lei de Meios Municipal, consignará na rubrica Educação e Saúde, a verba necessária para despesas outras de funcionamento da Escola Comercial.

Art. 9º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposição em contrário.

Prefeitura Municipal de Patu, 26 de julho de 1959
ADERSON DUTRA DE ALMEIDA - Prefeito
RAIMUNDO GODEIRO CARLOS - Secretário da Escola Comercial

Termo de Propriedade, Sociedade Educadora Patuense – SEP


Na qualidade de Representante Legal da Sociedade Educadora Patuense, declaramos sob as pena de lei, que o estabelecimento de ensino denominado Ginásio Comercial de Patu, localizado à rua Dr. Jose Augusto n.º 126 nesta cidade de Patu, do Rio Grande do Norte, é de exclusiva propriedade da mencionada Sociedade, conforme consta na lei Municipal n.º 23, de 12 de novembro de 1962, a qual transferiu o Educandário do Município para a referida Sociedade, assim com todo patrimônio do Ginásio.

Competindo ao Ginásio Comercial de Patu, e à respectiva Sociedade todo acervo ativo e passivo, bem assim todos direitos, obrigatórios e responsabilidades pertinentes ao referido estabelecimento educacional, que será regido pela Lei n.º 4.024 – Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e pelas normas que baixar o MEC.

A sociedade Educadora Patuense vem prestando relevantes serviços à nossa comunidade foi a fundadora da Escola de 2º Grau, que passou mais tarde para o domínio do Governo do Estado. Vem mantendo o Ginásio Comercial de Patu desde o ano de 1963. Quem não entende o valor de um educandário, muitas vezes procura destruí-lo, deixando os jovens marginalizados fora da educação. A Escola Comercial de Patu mudou de regime para não fechar as suas partas: mudou o sistema de escola publica municipal, para particular por causa de uma politicagem rasteira que houve em Patu, a partir de 1963 que visava acabar a escola.

Aderson Dutra de Almeida – Presidente da SEP e Diretor Técnico pioneiro na educação secundária deste município. Foram Diretores que atuaram no Ginásio Comercial de Patu: Dr. Aderson Dutra de Almeida – Diretor Técnico, e os professores: Wanda Godeiro Carlos dos Santos, Raimundo Nonato de Moura, Josemar Godeiro da Silva, Petronilo Hemetério Filho – de 1965 a 1973, daí a Prof.ª Wanda Godeiro Carlos em seu segundo período de 1973 até o presente. 

Foram Secretários: Francisco Clementino Filho, Ana Andrade de Moura, Maria Solano Freire, Maria de Lourdes Paiva Solano, Francisco Cordeiro da Silva. Francisca Solano de Azevedo e Maria Celi Suassuna Leite.

O ginásio Comercial de Patu, já desfilou 5 (cinco) vezes em Mossoró, por ocasião das comemorações do dia 30 de setembro, data alusiva à Abolição dos Escravos daquela cidade, tendo obtido destaque entre os colégios que lá desfilam atualmente. Em 1979 estavam presentes no palanque oficial, o incentivador da fundação do colégio – o escritor Raimundo Nonato, o ex-inspetor Manoel Leonardo, o ex-diretor Petronilo Heméterio Filho e a atual diretora Wanda Godeiro Carlos dos Santos. Quando desfilaram em frente ao palanque, muito aplaudido, o Ginásio Comercial de Patu, disputavam com o de Areia Branca, ouviu-se uma piada jocosa: “Areia Branca era mais fraca por que bebia caldo de peixe e o Ginásio Comercial de Patu era mais forte porque comia pirão de corredor de boi gordo”. Nesta hora houve uma salva de palmas para o Professor Raimundo pela sua improvisação. E por ultimo ele disse: só esta faltando o Dr. Aderson Dutra para completar o conjunto de pessoas que consolidam o progresso da educação patuense.

O Advento da Biblioteca


No Ginásio Comercial abriram-se as partas e lá dentro de um salão, estavam centenas de livros. Foi na verdade uma biblioteca que acabara de ser inaugurada para servir à comunidade patuense. Esta biblioteca foi fundada por iniciativa do Prof. Petronilo Hemetério Filho, que na época exercia o cargo de diretor administrativo do Ginásio. Denominou-se Biblioteca “Pedro Rocha”, depois “Maria Dutra” e atualmente “Rafael Godeiro” pertence ao patrimônio do Ginásio Comercial de Patu, é ela uma fonte de cultura e conhecimento, através de seus livros. O saber terá por objetivo difundir a cultura e a educação, enriquecer os conhecimentos e aumentar as capacidades estudantis e também de todos aqueles que se dedicarem a leitura ou às pesquisas cientificas. O Ginásio anteriormente já era um centro de cultura e agora completou os requisitos culturais com a criação da biblioteca, porque já temos condições de pesquisar, tiara as duvidas e dizer aos estudantes os patuenses que na biblioteca do Ginásio Comercial de Patu, há muitas coleções atualizadas com o mundo moderno em que tudo gira em torno da ciência e da tecnologia. Frequentem a biblioteca façam doações de livros e também retirem os mesmos por empréstimo sempre que precisarem para sua boa leitura zelem pelo que é de vocês e lutem pelo pregresso de nossas letras e da nossa biblioteca. 

Lamentam-se que a administração do Ginásio Comercial de Patu não tenha fiscalizado diligentemente a ENTRADA e SÁIDA de livros de sua Biblioteca. Muitos livros saíram e não voltaram. O acervo era de mais de 1.000 (mil) livros. 


REFERÊNCIAS

HEMETÉRIO, Petronilo Filho, História do Município de Patu, Coleção Mossoroense - 2005, 2ª Ed. 408p.

Postagens mais visitadas deste blog

Vacinação contra o HPV

Hoje no Ginásio recebemos ilustríssima visita das enfermeiras e agentes de saúde para iniciar o processo de vacinação nas meninas de 11 a 13 anos, contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero. A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde de todo o país.

Faça sua inscrições do ENEM - 2013

Nas três primeiras horas de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 o sistema registrou 300 mil cadastramentos, segundo informação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. As inscrições começaram hoje (13) e vão até o dia 27 de maio. Para o presidente do Inep, o primeiro dia de inscrições no Enem está sendo tranquilo. Costa pediu muita serenidade aos estudantes e lembrou que as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio. Segundo ele, o governo trabalha coma previsão de 6,1 milhões de inscrições no Enem 2013, “baseadas nas projeções dos anos anteriores”. O Enem é voltado para os estudantes que concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim deste ano, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Os in...

Cronograma da Programação do Arraiá Patu Dança, 2016

Encontrado em: http://www.patu.rn.gov.br/2016/06/06/secretaria-de-cultura-divulga-programacao-do-arraia-patu-danca-confira/ Na manhã de ontem a Secretária de Cultura do município de Patu divulgou no site da prefeitura, toda a programação do Arraiá Patu Dança desse ano, que tem inicio no dia 10 de junho com o cortejo junino das carroças estilizadas de todas as instituições que iram participar do evento, tendo como data de encerramento no dia 02 de julho com festividades na Praça de Eventos Oliveira Rocha. Não deixem de prestigiar os eventos de nossa cidade, sua presença e de fundamental importância para fazer desse arraiá o melhor da região.