2º SARAU LÍTERO-TEATRAL DO GINÁSIO COMERCIAL DE PATU
Tema: É PA TU NOSSO VERSO E NOSSA PROSA
INTRODUÇÃO
A linguagem, a educação e a cultura formam uma tríade essencial no processo de formação humana e a saber disso, propomos fazer uma inter-relação dessas áreas com outros âmbitos fundamentalmente relevantes para a aquisição do conhecimento.
Aflorar o gosto pela leitura literária dentro e fora da sala de aula apresenta-se como algo passível de ser posto em prática, e nada melhor do que aliar esse objetivo ao incrível mundo teatral. E é a partir dessa premissa que nasce nosso projeto Sarau Litero-teatral, que tem como tema: “É ‘pa tu’ nosso verso e nossa prosa! ”, que visa retratar a história de Patu/RN de maneira lúdica, poética e interativa.
A intenção é promover atividades diferentes que promovam a linguagem, a socialização, o gosto pela investigação e criação em uma sistemática interdisciplinar.
JUSTIFICATIVA
O referido projeto Litero-teatral muito embora tenha como temática geral a literatura atrelada a arte da cênica, configura-se como sendo de cunho interdisciplinar como já se foi explicitado anteriormente, o mesmo abre espaço para diversas formas de aprendizagem e formação intelectual. Dentro da Língua Portuguesa poderemos trabalhar gêneros como: cordel, relatos de memórias, teatral, biografia, poesia, prosa e dentre outros, além de exercitar a oralidade, a linguagem corporal e a expressividade do educando.
A planificação do Sarau Litero-teatral se justifica através da proposição de que se é relevante resgatar a história da cidade de Patu/RN que é nosso berço cultural e literário.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar momentos de interação no processo de construção do conhecimento de maneira interdisciplinar.
OBJETIVO ESPECÍFICOS
- Aflorar em nossos educandos o gosto pela Literatura de Cordel, pela arte poética de maneira geral, pela arte cênica e pela investigação;
- Incitar o conhecimento mais aprofundado da cultura e dos aspectos históricos mais relevantes da “cidade dos ventos”;
- Comemorar os 240 anos de fundação e 127 anos de emancipação política da cidade de Patu/RN;
- Despertar o pensamento crítico e autônomo de nossos educandos;
- Condicionar uma melhor oralidade, expressividade corporal e linguística;
- Fazer a inter-relação dos conhecimentos prévios com os adquiridos a partir das investigações acerca da temática.
ASPECTOS TEÓRICOS
Fundamentalmente a questão cultural deve ser posta em prática no âmbito escolar e nós quanto educadores, temos o dever de proporcionar o contato de nossos educandos com os mais variados tipos de expressão e vivencia intercultural. A saber disso surgiu o objetivo de tratarmos de questões culturais intermediados por um projeto pedagógico com o tema Sarau Litero-Teatral: É “pa-tu” nosso verso e nossa prosa.
Para maiores esclarecimentos e fundamentação teórica acerca da temática, consideramos imprescindível abordarmos sucintamente algumas concepções acerca das definições dos “termos chave” empregados em nossa temática.
CONCEPÇÕES DO TERMO SARAU LITERÁRIO
O sarau é uma ferramenta de grande valia no processo que desenvolve a manifestação da linguagem, da cultura, da expressividade artística e da educação. De acordo com Silva, Radic, Gomes da Silva e Fonseca (2016, p. 152):
O
sarau é uma reunião de pessoas que tem algum vínculo com a arte e a cultura,
expressando ali suas obras, ideias, pensamentos, dentre outras coisas. De forma
geral, o sarau é uma criação social, um lugar onde pessoas, ainda que não
tenham renome no mundo elitizado da arte, podem expressar aquilo que elas
produzem. O sarau também é um local onde se transmite conhecimento, ainda que
de maneira informal, podendo, assim, participar no processo de construção do pensamento
do indivíduo em vários aspectos, não se restringindo apenas a um tema.
Prioritariamente, o sarau tem uma organização marcada pela informalidade, sendo
essa característica algo motivador para várias pessoas. Em termos de
inspiração, o sarau pode exercer grande influência, ao motivar as pessoas a
criarem ou expressarem algum tipo de arte. Além disso, desenvolve um grande
papel na promoção da arte para a sociedade, uma vez que há muitos saraus
abertos ao público.
Desse modo conduzirmos nossos educandos a aquisição do conhecimento através da formulação de um sarau e bem como socializarmos para o público, os conhecimentos adquiridos por nossos alunos durante o processo de construção deste projeto configura-se como sendo algo proveitoso pedagogicamente para nossa instituição e para o ensino e aprendizagem significativo.
Ainda segundo Silva, Radic, Gomes da Silva e Fonseca (2016) “atualmente os saraus têm sido reinventados, podendo ser instrumento até mesmo das escolas, que tentam promover, através destes, uma maior interação da comunidade escolar, de forma mais criativa”. Assim sendo a garantia de interação com a comunidade escolar com o público em geral é uma afirmativa positiva para nossa proposição.
Os autores Silva, Radic, Gomes da Silva e Fonseca (2016) explicitam ainda que “não existe um local especifico e único para a realização de um sarau. Este pode ser realizado em qualquer local, como varandas, pátios, salas ou quartos, dentre outros”. Podemos avaliar previamente que será possível realizar nosso Sarau de maneira proveitosa, ao considerarmos o excelente espaço físico e as condições para receber a comunidade em nossas instalações.
CONCEPÇÕES ACERCA DO TERMO LITERO-TEATRAL
LEITURATemos na linguagem uma fundamental ferramenta de expressão cultural e social e a literatura e o teatro termos que complementam nossa temática pedagógica são imprescindíveis na externação da palavra.
A literatura é considerada um movimento da arte expressa por meio das palavras. Segundo Araújo (2017):
A arte
literária pode ser considerada a partir da leitura e da análise
de textos verbais, orais ou escritos.
Sejam eles ficcionais, sejam verídicos, os textos têm o poder de provocar
diferentes efeitos de sentido nos
leitores/ouvintes: alegria, tristeza, diversão, emoção etc. Isso porque a Literatura permite-nos sair
do mundo real e chegar ao mundo da fantasia. Como qualquer arte, a Literatura não tem o
poder de modificar a realidade,
mas é capaz de registrá-la e
de fazer com que os leitores/ouvintes reavaliem a própria vida e seus
comportamentos. Isso significa que a Literatura, ao
mesmo tempo que provoca a reflexão, responde a algumas de nossas inquietações
por meio de construções simbólicas. Com a
leitura de textos literários, entramos
em contato com nossa história e, assim, temos a chance de compreender melhor o
presente, o passado e o futuro. Os leitores interagem com
aquilo que leem (tomam nota, refletem, criticam, emocionam-se etc.) e isso faz
com que as experiências de leitura evoquem vivências pessoais e
proporcionem-lhes a reflexão sobre
a própria identidade, (re)construindo-a.
Assim a partir do explicitado por Araújo (2017) podemos enxergar na literatura uma forma de promover a interação e reflexão em nossos educandos através de leituras de textos literários. Considera-se que a partir da leitura se é possível fazer uma análise crítica do que queremos internalizar e exteriorizar.
Poderemos no processo de formulação do referido projeto trabalhar com os gêneros da literatura em suas três tipologias: épicos, líricos ou dramáticos. Castro (2017) define os gêneros literários como:
Gênero épico ou narrativo: No gênero épico
ou narrativo há a presença de um narrador, responsável por contar uma história
na qual as personagens atuam em um determinado espaço e tempo. Pertencem a esse
gênero as seguintes modalidades: Épico;
Fábula; Epopeia; Novela;
Conto; Crônica; Ensaio;
Romance.
Gênero lírico: Os textos do gênero lírico, que expressam sentimentos e emoções,
são permeados pela função poética da linguagem. Neles há a predominância de
pronomes e verbos na 1ª pessoa, além da exploração da musicalidade das
palavras. Estão, entre as principais estruturas utilizadas para a composição do
poema: Elegia; Ode; Écloga; Soneto.
Gênero dramático: De acordo com a
definição de Aristóteles em sua Arte
Poética, os textos dramáticos são próprios para a representação e
apreendem a obra literária em verso ou prosa passíveis de encenação teatral. A
voz narrativa está entregue às personagens, atores que contam uma história por
meio de diálogos ou monólogos. Pertencem ao gênero dramático os seguintes
textos: Auto; Comédia; Tragédia; Tragicomédia;
Farsa.
A partir do exposto anteriormente e por termos a objetivação de trazer à tona a história de Patu, consideramos que os gêneros épicos ou narrativos e o dramático configuram-se como sendo os mais adequados para nossa proposta.
TEATRO
O teatro assim como a literatura é uma forma de expressividade da língua e explanação cultural. O trabalho com o gênero teatral no âmbito escolar é de extrema significância para a aquisição do conhecimento.
De acordo com os PCN’s (1997, p. 57)
O teatro, no processo de formação da criança,
cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie
crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade
mediante trocas com os seus grupos. No dinamismo da experimentação, da fluência
criativa propiciada pela liberdade e segurança, a criança pode transitar
livremente por todas as emergências internas integrando imaginação, percepção,
emoção, intuição, memória e raciocínio.
Assim sendo atividades que envolvam o gênero teatral conduzem o sujeito em seu processo de formação, estimulando sua criticidade, e além do mais o teatro possibilita o trabalho em coletividade, vindo a trabalhar respeito e companheirismo. Acreditamos que a arte cênica promove o desenvolvimento da aprendizagem de forma coerente e significativa.
Em suma a história da cidade de Patu/RN é cheia de pontos relevantes de serem retratados no âmbito escolar e mais especialmente através da literatura e do teatro.
DEMONSTRATIVO DAS AÇÕES
Agosto-Outubro
- Leitura de textos diversos (cordéis, poemas, acerca das temáticas que cada turma irá apresentar.
- Leitura do compêndio sobre a história de Patu para extrair as melhores narrativas para aprofundar nossos conhecimentos.
- Apresentação de textos fílmicos que abordem fatos relevantes da história patuense.
- Pesquisa de campo em busca de relatos de memórias dos habitantes mais antigos que explicitem fatos relevantes de serem contados sobre nossa história.
- Adaptações de textos, contos e causos para o gênero teatral.
- Técnicas de concentração, relaxamento, desenvoltura e desinibição para apresentação em palco.
- Boas Vindas – Diretora Wanda Godeiro Carlos
- Xaxado - Docente (A dança do bacamarte)
- Apresentações Educação Infantil e Anos Iniciais
29/11/2017 à 30/11/2017
- Salas Temáticas – do 5º ao 9º ano
Sarau Litero-teatral: “É ‘pa tu’ nosso verso e nossa prosa” aberto ao público durante dois dias no turno vespertino, com salas temáticas, apresentações teatrais, musicais e dentre outras atividades de expressividade da linguagem e historicidade.
RECURSOS
HUMANOS:Comunidade Escolar: Equipe diretiva, Coordenadores, Docentes, Discentes e Pais de alunos.
MATERIAIS:
- Cópias dos textos impressos;
- Cordéis;
- Figurinos;
- Materiais para compor o cenário de acordo com cada temática.
AVALIAÇÃO
Ocorrerá de maneira espontânea e natural, levando em consideração o esforço e participação de cada um para que o lançamento do projeto ocorra com sucesso.EDUCAÇÃO INFANTIL
- Hino de Patu
ENSINO FUNDAMENTAL I
- 1º ANO: JograL – Poema de José Bezerra
- 2º ANO: Cordel de Jesuíno Brilhante
- 3º ANO: Encenação do Poema – Cidade dos Ventos
- 4º ANO: Biografia de José Bezerra de Assis
ENSINO FUNDAMENTAL II
- HERÓI BRILHANTE – (HISTÓRIA DE JESUÍNO O CANGACEIRO ROMÂNTICO)
- RELIGIOSIDADE (A LENDA DO PÉ DA SANTA, PADROEIRAS DE PATU)
- DRAMATIZAÇÃO DE OBRAS DE CORDELISTAS, ESCRITORES.
- SALA DO CORDEL - RECITAL (AUTORIA DOS ALUNOS)
PROGRAMAÇÃO
PERÍODO: 28/10/2017 à 30/10/2017CERIMONIALISTA: Raniery Alves
ABERTURA: Boas Vindas – Diretora Vanda Godeiro
Apresentações: Xaxado Docente
DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Hino de Patu
Responsáveis: Carla Patricia, Daianny e Priscila
- 1º ANO: JograL – Poema de José Bezerra
- 2º ANO: Cordel de Jesuíno Brilhante
- 3º ANO: Encenação do Poema – Cidade dos Ventos
- 4º ANO: Biografia de José Bezerra de Assis
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO, Luciana Kuchenbecker. O que é literatura? Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/o-que-literatura.htm Acesso em Outubro de 2017.BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CASTRO, Luana. Gêneros literários. Disponível em < http://brasilescola.uol.com.br/literatura/generos-literarios.htm> Acesso em Outubro de 2017.
SILVA, Fransuelen Geremias, RADIC, Leila Maria Ribeiro, SILVA, Mateus Gomes da e FONSECA, Paulo Marcus Oliveira. Saraus contemporâneos: a importância dos saraus como espaço político de socialização. Belo Horizonte - n. 29 - 2016
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