Clique para ampliar |
Salmo do Educador
Bem-aventurado o educador, que opta pela sua vocação, valorizando o educando como sujeito e centro da educação, lutando para alcançar sempre maior libertação.
Bem-aventurado o educador que é profissional na educação aberto a novas experiências, vivendo em clima de atualização alegre, otimista, procurando realizar-se em comunhão.
Bem-aventurado o educador que assume o profetismo como forma de vida, lutando pela transformação e constante renovação, buscando sempre mais a verdade e a justiça como forma de libertação, comprometido com o pobre, o oprimido, sentindo-se responsável pela transformação para melhora da sociedade.
Bem-aventurado o educador que faz da razão uma forma de educação, da consciência crítica, da religião uma forma de fraternidade e vivência dos valores humanos e cristãos e do amor uma forma de aceitação da comunhão, como maneira de ser mais irmão.
Bem-aventurado o educador que protesta diante de toda a injustiça e opressão, contra toda forma de corrupção e demagogia, contra a perseguição aos inocentes, contra tanta produção e venda de armas. Contra a fome, a miséria, a opressão porque não compactua com a injustiça defendida pela ordem estabelecida.
Bem-aventurado o educador que vive a fraternidade e denuncia toda forma de violência que fere a dignidade humana; feliz, muito feliz será esse educador porque ele já constrói aqui e agora o Reino vivido por Jesus Cristo e terá participação final no Reino de Deus, onde tudo é comunhão e amor.
Ele será um sinal de contradição pra muitos que questionarão sua vida e ação como questionaram a vida de Jesus Cristo, o MESTRE.
Ele será, porém um testemunho forte de que é possível viver a fraternidade em forma de amor, doação e serviço à educação.
Felizes, muito felizes seremos todos nós educadores.
Diariamente viveremos a fraternidade.
Estaremos nos libertando de todo jugo sujo, nos sentiremos sempre mais unidos e fortes.
Seremos pessoas sempre mais realizadas e nada temeremos, pois Jesus Cristo também caminha conosco.
Comentários