A obesidade infantil ocorre quando uma criança está acima do peso normal para sua idade e altura. De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria. Os quilos extras podem causar complicações para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade sera revertida nesse tempo. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. A doença também pode levar a baixa autoestima e depressão.
Pensando nisso o Programa Saúde na Escola que tem o papel de levar uma melhor qualidade de vida aos alunos, com um contato direto dos profissionais em sala de aula com a finalidade de explicar e monitorar como vai indo a saúde das crianças e adolescentes das escolas do município, abrindo um dialogo com os pais que e de estrema importância para ajudar a melhorar o condicionamento de vida de suas crianças, já que são eles os responsáveis pelos alimentos que seus filhos consomem no dia a dia, com isso e indispensável essa discussão para poder evitar complicações futuras, como alguns exemplos que foram citado acima. Os professores também tem que estar envolvidos nesses projetos já que esse trabalho de prevenção tem que ser extensivo e trabalhado sempre que possível em sala de aula, já que no processo de ensinamento o educador constrói o pensamento de conscientização nos próprios alunos.
Para ajudar ainda mais nesse processo de interação Saúde/Educação, uma palestra foi ministrada por uma nutricionista onde explicou aos alunos os maleficio de uma alimentação mal equilibrada, e quais riscos certos alimentos acarretam saúde, além de explicar quais as formas corretas de se alimentar é ajudar a esclarecer duvidas sobre os melhores alimentos a serem consumidos, visando uma vida com mais sabor e muito mais saudável.
Comentários