Pular para o conteúdo principal

Saúde na Escola

A obesidade infantil ocorre quando uma criança está acima do peso normal para sua idade e altura. De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria. Os quilos extras podem causar complicações para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade sera revertida nesse tempo. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. A doença também pode levar a baixa autoestima e depressão. 

Pensando nisso o Programa Saúde na Escola que tem o papel de levar uma melhor qualidade de vida aos alunos, com um contato direto dos profissionais em sala de aula com a finalidade de explicar e monitorar como vai indo a saúde das crianças e adolescentes das escolas do município, abrindo um dialogo com os pais que e de estrema importância para ajudar a melhorar o condicionamento de vida de suas crianças, já que são eles os responsáveis pelos alimentos que seus filhos consomem no dia a dia, com isso e indispensável essa discussão para poder evitar complicações futuras, como alguns exemplos que foram citado acima. Os professores também tem que estar envolvidos nesses projetos já que esse trabalho de prevenção tem que ser extensivo e trabalhado sempre que possível em sala de aula, já que no processo de ensinamento o educador constrói o pensamento de conscientização nos próprios alunos.

Para ajudar ainda mais nesse processo de interação Saúde/Educação, uma palestra foi ministrada por uma nutricionista onde explicou aos alunos os maleficio de uma alimentação mal equilibrada, e quais riscos certos alimentos acarretam saúde, além de explicar quais as formas corretas de se alimentar é ajudar a esclarecer duvidas sobre os melhores alimentos a serem consumidos, visando uma vida com mais sabor e muito mais saudável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Pesar - Maria Helena Gentil

Não há nenhuma dor que se compare à perda de um ente querido. Não há nada que repare o sofrimento de ver alguém que amamos partir. Para quem fica, resta a saudade, a tristeza e a inconformidade. O tempo não irá apagar a dor e a saudade, mas certamente irá apaziguar e amenizar tamanho sofrimento. Diante da morte não há nada que possamos fazer a não ser rezar. É preciso rezar por aquele que amamos e que partiu, para que descanse em paz e encontre a luz para continuar crescendo espiritualmente. Mas é preciso rezar também por aqueles que ficam, para que encontrem conforto e consigam enviar pensamentos de paz para quem agora já não está entre nós.  Não podemos nos entregar ao sofrimento. É preciso seguir adiante com a vida, o nosso caminho ainda está por fazer. Levemos viva conosco a lembrança de quem perdemos, lembremos com amor e carinho sempre, mas honremos a sua memória vivendo a nossa vida em paz e com alegria. Os meus mais sinceros pêsames pela sua perda. Que Deus ilumi

Trilhas Potiguares - 2018

O vídeo acima, faz parte do documento digital da Equipe de Comunicação Experimental Multimídia no programa Trilhas Potiguares. Onde tivemos a ilustre presença de sua equipe. É um orgulho imenso perceber no olhar de um de nossos alunos, a felicidade em falar sobre Patu e sua importância histórica/cultural de nossa cidade, que mesmo ao passar do tempo ainda influencia o pensamento dos jovens patuenses. https://comtrilhasufrn.wordpress.com/2018/07/21/perfil-da-equipe-de-patu/ http://www.trilhaspotiguares.ufrn.br/

Abertura do Arriá Patu Dançar, 2016

Ontem houve a abertura do tradicional Arriá Patu Dançar, que teve como inicio o cortejo das carroças de todas as instituições e escolas presentes no evento, com a animação de um trio elétrico com banda tocando ao vivo, trazendo maior animação na passagem na avenida que cruza a cidade. Segue o vídeo com todas as fotos tiradas do evento de nosso professores, funcionários e alunos que animaram e representaram a família que é o Ginásio Comercial de Patu, e parabenizar o esforço de dias das nossas coordenadoras Maria Elizângela, Edivânia Aquino e Zamara Azevedo, pela ornamentação da carroça.