Pular para o conteúdo principal

Visita da Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

A virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.

Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

História

A aparição da imagem ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!

A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Tivemos a presença do Padre Américo Leite, que é responsável pela paroquia de nossa cidade, e falou um pouco sobre a história e os milagres que Nossa Senhora Aparecida realizou, ao nossos alunos, além de falar sobre a importância da religiosidade que deve ser tratada nas escolas, já que é um assunto que anda sendo menos presente nas crianças.

O Brasil e um país que é conhecido por sua diversidade, não apenas étnica, mas também social e religiosa, e importante que seja trabalhado em sala de aula, aprender e conhecer as mais variadas religiões e o primeiro passo para criar mentes que possam respeitar as diferenças, e com isso quebrar barreiras e construir um ambiente saudável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Pesar - Maria Helena Gentil

Não há nenhuma dor que se compare à perda de um ente querido. Não há nada que repare o sofrimento de ver alguém que amamos partir. Para quem fica, resta a saudade, a tristeza e a inconformidade. O tempo não irá apagar a dor e a saudade, mas certamente irá apaziguar e amenizar tamanho sofrimento. Diante da morte não há nada que possamos fazer a não ser rezar. É preciso rezar por aquele que amamos e que partiu, para que descanse em paz e encontre a luz para continuar crescendo espiritualmente. Mas é preciso rezar também por aqueles que ficam, para que encontrem conforto e consigam enviar pensamentos de paz para quem agora já não está entre nós.  Não podemos nos entregar ao sofrimento. É preciso seguir adiante com a vida, o nosso caminho ainda está por fazer. Levemos viva conosco a lembrança de quem perdemos, lembremos com amor e carinho sempre, mas honremos a sua memória vivendo a nossa vida em paz e com alegria. Os meus mais sinceros pêsames pela sua perda. Que Deus ilumi

Trilhas Potiguares - 2018

O vídeo acima, faz parte do documento digital da Equipe de Comunicação Experimental Multimídia no programa Trilhas Potiguares. Onde tivemos a ilustre presença de sua equipe. É um orgulho imenso perceber no olhar de um de nossos alunos, a felicidade em falar sobre Patu e sua importância histórica/cultural de nossa cidade, que mesmo ao passar do tempo ainda influencia o pensamento dos jovens patuenses. https://comtrilhasufrn.wordpress.com/2018/07/21/perfil-da-equipe-de-patu/ http://www.trilhaspotiguares.ufrn.br/

Abertura do Arriá Patu Dançar, 2016

Ontem houve a abertura do tradicional Arriá Patu Dançar, que teve como inicio o cortejo das carroças de todas as instituições e escolas presentes no evento, com a animação de um trio elétrico com banda tocando ao vivo, trazendo maior animação na passagem na avenida que cruza a cidade. Segue o vídeo com todas as fotos tiradas do evento de nosso professores, funcionários e alunos que animaram e representaram a família que é o Ginásio Comercial de Patu, e parabenizar o esforço de dias das nossas coordenadoras Maria Elizângela, Edivânia Aquino e Zamara Azevedo, pela ornamentação da carroça.