Se sabe que atividade física realizada desde cedo auxilia na prevenção de doenças principalmente relacionadas ao sistema cardio vascular, além de controlar o peso, evitando a obesidade e todos os maleficio que o excesso de gorduras ruins trazem ao nosso organismo, como hiper-tenção, diabetes, colesterol alto e entre outras, por isso as praticas de exercícios ou atividades físicas tem que de cedo com incentivo dos pais. A escola também tem importância no processo de conscientização das crianças e jovens para que adotem hábitos saudáveis.
Segundo a EBC - Empresa Brasileira de Comunicação, nos últimos 30 anos no Brasil ouve uma redução das taxas de desnutrição, no entanto o obesidade ainda é um grande problema que só cresce em nosso país.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 15% das crianças com idade entre 5 e 9 anos têm obesidade. Uma em cada três não chegaram ao nível da obesidade, mas estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
A alimentação é fundamental para a saúde das crianças, uma dieta balanceada ajuda no controle no peso além de quebrar hábitos não saudáveis muito comuns nos dias de hoje. Pesquisas feitas pelo IBGE em famílias mostra que pão, biscoitos, macarrão e arroz são responsáveis por 35% das calorias consumidas pelo brasileiro em casa. Refrigerantes e doces somam 13% dos produtos consumidos, acima inclusive das carnes com 12,6%. Frutas e sucos naturais são só 2% do que é comprado, e legumes e verduras 0,8%.
Antes de tudo pensamos na qualidade de vida das crianças e jovens e a melhor forma de ajudar na saúde e bem estar é com a pratica da atividade física, por isso é necessário que nas escolas tenham sempre preparadas com profissionais de educação física qualificados para levar o conhecimento devido, com base na sua formação profissional.
Comentários