Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos de idade foi brutamonte assassinada e seu corpo carbonizado, mostrando claros sinais de violência sexual. Esse ocorrido aconteceu no estado do Espirito Santo e ficou conhecido como o "Caso Araceli". A partir dessa data ficou marcado como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. Esse caso repercutiu a 40 anos atrás, e mesmo nos dias atuais ainda presenciamos nos telejornais casos como esse quase que diariamente.

Antes, devemos entender um pouco sobre a diferença entre Abuso e Exploração. Já que, abuso ocorre contato sexual, que geralmente parte de alguém maior de idade, até mesmo de pessoa de meia idade. Os casos de abuso podem ocorrer em qualquer lugar, em muitos casos acontece quando os pais não estão presentes, isto é, quando as crianças saem de casa sem acompanhamento. É comum que abusos ocorram até mesmo dentro de casa, quando o ato é praticado por alguém conhecido a família.

A exploração é quando se paga por sexo à menos de 18 anos de idade. No Brasil onde e países subdesenvolvidos os casos de menores vendendo seus corpos por dinheiro é bastante comum. Crianças e adolescentes aliciados por maiores e em muitos casos, por parentes, que oferecem jovens de faixas etárias entre 12 a 16 anos, mesmo previsto em lei e cabível de pena constando nos artigos 213 e 214 do Código Penal, com reclusão de seis a dez anos, não impede desse crime de perpetuar em nosso país.

Para que criminosos não ameacem as nossas crianças é necessário a colaboração de todos, com denuncias, que podem ser feitas discando 100 de qualquer lugar do país. Denunciar é a forma que podemos contribuir com a lei e fazer um ato de cidadania que pode ajudar a salvar uma vida.

Confira mais fotos da marcha clicando AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vacinação contra o HPV

Hoje no Ginásio recebemos ilustríssima visita das enfermeiras e agentes de saúde para iniciar o processo de vacinação nas meninas de 11 a 13 anos, contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero. A orientação do Ministério da Saúde é que a primeira dose seja oferecida nas escolas (públicas e particulares), mas a vacinação também poderá ser feita em postos de saúde de todo o país.

Faça sua inscrições do ENEM - 2013

Nas três primeiras horas de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 o sistema registrou 300 mil cadastramentos, segundo informação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. As inscrições começaram hoje (13) e vão até o dia 27 de maio. Para o presidente do Inep, o primeiro dia de inscrições no Enem está sendo tranquilo. Costa pediu muita serenidade aos estudantes e lembrou que as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio. Segundo ele, o governo trabalha coma previsão de 6,1 milhões de inscrições no Enem 2013, “baseadas nas projeções dos anos anteriores”. O Enem é voltado para os estudantes que concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim deste ano, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado no exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Os in...

Cronograma da Programação do Arraiá Patu Dança, 2016

Encontrado em: http://www.patu.rn.gov.br/2016/06/06/secretaria-de-cultura-divulga-programacao-do-arraia-patu-danca-confira/ Na manhã de ontem a Secretária de Cultura do município de Patu divulgou no site da prefeitura, toda a programação do Arraiá Patu Dança desse ano, que tem inicio no dia 10 de junho com o cortejo junino das carroças estilizadas de todas as instituições que iram participar do evento, tendo como data de encerramento no dia 02 de julho com festividades na Praça de Eventos Oliveira Rocha. Não deixem de prestigiar os eventos de nossa cidade, sua presença e de fundamental importância para fazer desse arraiá o melhor da região.